domingo, 19 de agosto de 2012

5º RAIO: CONHECIMENTO CONCRETO

O Custódio do Segredo
"O importante é estar entre pessoas que amam a Deus e à verdade e estão procurando Deus e a verdade de algum modo."
Joel Goldsmith
fonte da imagem:Faliolor

Para o homem moderno, que tem a mente desenvolvida e ativa, não será difícil compreender a natureza e o caráter deste quinto temperamento, que é muito difuso. especialmente no Ocidente. 
Ele é o raio do conhecimento concreto e representa o impulso inato da mente humana a indagar, procurar e conhecer fenômenos da natureza, impulso que produz o que habitualmente é chamado o temperamento científico.
Enquanto no terceiro raio da atividade da mente vimos a sede de saber voltada para os problemas filosóficos e abstratos, aqui vemos a mente voltada para a observação do mundo objetivo, disposta a tentar subir do efeito para a causa, e dirigida à indagação das forças da natureza.
Por isso dissemos que o quinto raio é extrovertido, quando toda a sua atenção está focalizada no mundo externo, e alcança a descoberta da verdade através do estudo e da análise das formas, conseguindo, pouco a pouco, descobrir a realidade que elas escondem.
A essência espiritual desse raio é a análise.
A análise, tomada no sentido altamente espiritual, é uma das sete qualidades da Alma.
"A quinta atividade, ou qualidade condicionante da Alma, e o poder de análise. Ela constitui uma lei que governa a humanidade, e isso deve ser sempre lembrado. Análises, discriminações, diferenciação e o poder de distinguir são atributos divinos.
Quando produzem um senso de separação e de diferença, estimulam sensações pessoais, são mal usadas e mal interpretadas; quando, entretanto, incluem-se no senso da síntese e são usadas para a ação no Plano, pertencem ao propósito Divino" (A.A.Bailey - Tratado sobre os 7 Raios).
Então, torna-se fácil compreender como essa qualidade, fundamentalmente espiritual, do quinto temperamento, possa produzir, ao mesmo tempo, notas positivas e notas negativas e destrutivas.
Não é fácil mergulhar na análise sem perder de vista a síntese.
A observação da multiplicidade leva, facilmente, a olvidar a Unidade fundamental. A atenção, voltada para uma parte, obscurece a visão do todo.
Esse é o problema fundamental dos temperamentos do quinto raio, do qual deriva o fato de que os indivíduos que estão sob o domínio daquela energia estejam, às vezes, de tal forma imersos no mundo das formas, que se fazem materialistas convictos, e completamente fechados à intuição espiritual.
É fatal que um temperamento assim passe através de um período de materialismo, a menos que não tenha em si a energia dos outros raios intuitivos e místicos, que equilibram a tendência a mergulhar no mundo da forma.
Todavia, através de sucessivas descobertas e revelações, também esse temperamento alcança a Luz e a Realidade, pois sua sede de conhecer e de saber jamais se extingue, e a potência de sua mente é como espada aguda que consegue, a longo prazo, perfurar o muro da matéria e alcançar o mundo espiritual.
O poder de análise e de discriminação, pois, sendo assim potente nele, também é um grande auxílio, porque mesmo através de separações e distinções sucessivas alcança a diferenciação essencial: a que existe entre o irreal e o Real.
Todavia, antes de tal alcance, haverá conflitos e crises, com o que muito sofrerá, porque deverá conseguir desapegar-se do mundo das formas em que estava tão profundamente imerso. Depois, porém, superará esse período de trabalho com o equilíbrio e a compreensão do verdadeiro significado e utilidade da forma, que não é senão um símbolo da vida divina.
No tratado sobre o Sete Raios, de A. A. Bailey, a esse propósito é citado um escrito antigo, que descreve em termos simbólicos e poéticos a crise interior fundamental do quinto raio:
" Para mim atraio os revestimentos de Deus. Vejo e conheço a Sua forma.
Tomo os revestimentos peça por peça, conheço suas fomas e suas cores, as suas partes, os seus usos e suas metas.
Permaneço maravilhado. Não vejo outra coisa.
Penetro nos mistérios da forma, mas não no Mistério.
Vejo só os revestimentos de Deus. Não vejo nada mais.
O amor da forma é bom, mas apenas quando a forma é conhecida por aquilo que é - o recipiente que esconde a Vida.
O amor da forma jamais deve esconder a Vida, que está por trás dela, o Uno que trouxe a forma à luz, e a conserva para Seus fins, o Uno que vive, ama, e serve a forma, o Uno que é.
A Palavra emanou da Alma para a personalidade: - Atrás daquela forma estou Eu. Conhece-me.
Atende e conhece a natureza dos muitos véus da vida, mas ao mesmo tempo conhece o Uno que vive. Conhece-Me.
Não deixes que as formas da natureza, seus processos e seu poder, te impeçam de buscar o Mistério, que levou a ti os mistérios.
Conhece bem a forma, mas deixa-a, alegremente, e procura-Me.
Retira teu pensamento da forma, e encontra-Me; espero sob os véus, sob as múltiplas formas, sob as ilusões, sob as formas-pensamento que escondem o Meu verdadeiro Eu. Não te deixes enganar.
Encontra-Me. Conhece-Me. Agora poderás usar as formas que não esconderão nem velarão o Eu, mas permitirão que a natureza daquele Eu penetre através dos véus da vida, revelando toda a radiosidade de Deus, o Seu poder, o Seu magnetismo.
A mente revela o Uno. A mente pode unir e fundir a forma e a vida. Tu és o Uno. Tu és a forma. Tu és a mente.
Sabe isso".
Os Sete Temperamentos Humanos - Angela Maria La Sala Batà


Inteligência Concreta
Este é o Raio da análise objetiva, do espírito discriminativo. Nas relações humanas, pode tornar-se frio, calculista e separatista.
O espírito objetivo das pessoas do 5º raio ajuda a observar os acontecimentos com sentido comum. Mas gostam de dar ênfase nos desacertos. Não gostam de eufemismo, quando algo está incorreto o proclamam sem delicadeza, dizem as coisas sem medo de ofender. A tendencia a verificar os dados, temendo inexatidão, demonstra um obscuro temor de ser enganado.
O homem inferior do quinto Raio utiliza as palavras como armas, para ferir. Sua fala mordaz pode injetar mais veneno que uma mordida de cobra.

Outros nomes dados ao quinto Raio:
O Revelador da Verdade
O Cristalizador das Formas
O Quinto Grande Juiz
O Dispensador de Conhecimento
Estes nomes revelam a predisposição deste Raio para a busca e descobrimento da verdade, assim como para "cristalizar-se", ou seja ficar como uma pedra, fixo em ideias, em preconceitos.
O Quinto Grande Juiz faz referência à busca de justiça do Raio e ao costume de julgar tudo e achar o seu julgamento justo, perfeito, de acordo com a verdade.

Qualidades: Capacidade crítica, sentido comum, objetividade, justiça.

Defeitos: Orgulho, arrogância, rancor, preconceitos,antipatia.

Virtudes a adquirir: Amor, simpatia, devoção, compaixão, ternura.

Símbolo: Pentágono

Impulso: Investigativo

Mantras: O discípulo do 5ºraio, que sinta o desejo de meditar com mantras, poderá utilizar com êxito os mantras que não se referem a deidades, mas que procuram a divindade dentro do próprio homem.
"TAT TWAN ASI" (Tu És Deus) colocando a sílaba sagrada OM, na frente:
 "OM TAT TWAN ASI".
Psicologia Oriental- Padma Patra


Textos sobre outros Raios já publicados no blog 
1º Raio
2º Raio
3º Raio
4º Raio
6º Raio
7º Raio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!