sábado, 28 de julho de 2012

3º RAIO: INTELIGÊNCIA ABSTRATA

Anjo do Raio Rosa
Anjo do Raio Rosa Anjo do Raio Rosa em figura ampliada,
que pertence à energia cósmica de Vênus.


Os Raios marcam tendências, virtudes, defeitos, atitudes, gostos, como também possibilitam a realização de certas tarefas com maior perfeição e eficiência. Naturalmente, o ser humano, quando se sente satisfeito com o tipo de trabalho que realiza, progride com maior facilidade.
Quando realizamos atividades de que gostamos, não medimos esforços, porque sentimos prazer em levar a bom termo uma tarefa.
Assim cada raio está capacitado para certas profissões.

O homem do 3º Raio

É o homem de pensamento abstrato. Pessoas ativas no plano do pensamento, mas pouco práticas. Procuram a verdade do Universo e ao mesmo tempo esquecem de abotoar a roupa.
Possuem grande poder de imaginação e são preponderantemente teóricos. Muitas vezes, ficam desasseados e ociosos no plano físico, porque seu campo de ação é o plano mental.
São egoístas e críticos.
No aspecto inferior, as pessoas do 3ºraio estão naturalmente dotadas da ânsia de lucros, gostam de ter suas próprias lojas e ficam trabalhando por muito tempo, esquecendo-se, às vezes, de tomar banho ou trocar de roupa, pela força como se dedicam a fazer render seu dinheiro. Não obstante, o homem evoluído do 3ºraio modifica completamente. Ele é o grande matemático, o filósofo, o metafísico, o homem teórico por excelência. Sua força está no pensamento.

Símbolo do terceiro raio: Aranha tecendo
Animal: Gato
Impulso: Gnoseológico


3º Raio: Inteligência Abstrata ou Ativa


Representa o plano divino, Mahat, a mente cósmica ou mente universal. Representado pelo triângulo. O triângulo é a primeira figura fechada sobre uma superfície plana. Na Dourina Secreta Helena Blavatsky cita Ragon:" Em geometria não se pode obter uma figura absolutamente perfeita nem com uma nem com duas linhas retas. Mas três linhas retas em conjunção produzem o triângulo, ou a figura absolutamente perfeita".

O triângulo sempre foi utilizado como símbolo da divindade:


Enquanto o termo Inteligência assinala o enfoque da consciência no plano mental. A palavra inteligência deriva do latim intellegere que significa "recoletar de entre", recoletar o bom grão do joio, selecionar o bom grão. Tem relação com distinguir, discernir e discriminar.
Está representado pela aranha tecendo. De onde a aranha tira sua teia? De si mesma. Assim é o homem do terceiro raio, sempre pensando, planejando, trabalhando no plano mental.
O homem deste Raio trabalha mais com a imaginação e com a palavra do que com as mãos e o corpo.

O terceiro Raio dirige o aspecto energia e a lei de economia. Não só no sentido humano, mas em toda a natureza.
A economia da natureza cria animais semelhantes, em formas ou cores, e outros com capacidade mimética. A lei de economia determinou que, uma vez desaparecido o mamute, fique elefante.
Economia quer dizer poupar energia, moderar gastos, administrar com habilidade para receber o máximo benefício.
Os indivíduos deste Raio tem tendência para a dispersão e são inexatos nos detalhes. Estão interessados somente no contexto geral. Mas possuem grande capacidade de interpretar as ideias dos outros, fluência verbal e visão suficientemente egoísta para persuadir e levar seus semelhantes pelo caminho que lhes convêm pessoalmente.
Têm inteligência rápida, adaptável, universal, interpretativa, penetrante e capaz de análises profundas do mundo que os rodeia.
Os Raio também dão predisposição a certas doenças. No caso do terceiro Raio há uma tendência a dislexia.

Qualidades:
Capacidade para estudar temas abstratos .
Imaginação.
Enfoque mental.
Concentração. 
Cautela.

Defeitos:  
Falta de energia.
Manipulação.
Isolamento.
Despreparo.

Virtudes a serem adquiridas:
Objetividade, sentido comum.
Controle mental.
Generosidade. 
Exatidão.
Amor.
Compreensão, simpatia, sentido de proporção.

Transmutação:
O homem pouco evoluído do 3º Raio emprega sua inteligência com finalidade egoísta.
Para evoluir deverá conduzir o emprego da inteligência para o desenvolvimento de ideias em benefício da humanidade.
A intensa atividade mental deverá converter-se em atividade rítmica, controlada.
Do emprego errado da sua mente surge a ilusão (Maya). Somente quando superada percebe-se a verdade.

Nomes: 
O Divino Separador.
A Mente Universal.
O Precursor da Luz.
São alguns dos nomes dados a este Raio. A mente é separatista. Divide para compreender, para analisar. Mas este Raio é também o precursor da luz. Pois sua tendência à filosofia e a metafísica o faz vislumbrar novos campos para o pensamento humano. 

Meditação:
Relaxar o corpo, parte por parte, para eliminar tensões. Liberar a mente. Deixá-la quieta, em profundo descanso. Perceber uma agradável sensação de sossego percorrer o corpo, da cabeça aos pés. Então, imaginar-se mergulhando na luz, com a mente quieta, estabilizada, pacífica, pensar três vezes:" estou centralizado na luz do conhecimento".

Mantra:
A tendência para o pensamento abstrato deste Raio determina o tipo de mantra mais adequado.
"OM TAT SAT". É a tríplice enunciação de Deus.

Visualização:
Imaginar que sua energia sobe sobre sua própria cabeça até o zênite, o mais alto que puder imaginar. Lá entra em contato com a Mente Cósmica, a Mente de Deus. Sintoniza com o plano das ideias divinas (Mahat), e suavemente volta a descer até ficar concentrado na metade da fronte, iluminando o seu mundo interior com essa luz.

Fonte:
Psicologia Oriental OS SETE RAIOS - Padma Patra

Textos sobre os outros Raios já publicados no blog:
1º Raio
2º Raio
4º Raio
5º Raio
6º Raio
7º Raio




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!