terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

6 ANOS DO ARCANO DEZENOVE


Hoje o blog completa mais uma volta no calendário.
Com esta já se vão seis anos.
De lá pra cá muitas coisas mudaram, menos a vontade de postar, ainda que as curtidas no Facebook, tenham esvaziado a caixa de comentários, vale a pena seguir adiante e com a mesma disposição.
Mais uma vez, agradeço aos leitores e seguidores pela companhia.  
Como de costume, a postagem deste aniversário segue com algumas curiosidades sobre o número 6 e o arcano do tarô correspondente.

************

O número perfeito e a unificação dos opostos

Pitágoras ja considerava o 6 um número perfeito no séc.VI a.C., por ele ser tanto a soma quanto o produto de 3 primeiros números: 1=+2=+3 = 6, assim como 1 x 2 x 3. O círculo também é considerado perfeito, pois seu perímetro é igual a seis vezes o seu raio, com o qual encontramos os pontos que, unidos, formam ambas as figuras desse número, o hexágono e a estrela de seis pontas.
O hexágono é o módulo de construção ideal na natureza, pode ser encontrado por exemplo nos favos de uma colmeia...

... O 6 é também um símbolo central no antigo livro chinês de sabedoria e oráculo, o I Ching. Linhas partidas, yin, e linhas inteiras yang, simbolizam nele a polaridade primordial entre o Sol e a Lua, entre o Céu e a Terra, entre o masculino e o feminino. Com elas obtemos um total de 8 grupos diferentes formados por 3 linhas (trigramas), que por sua vez combinam-se entre si para formar todos os hexagramas do I Ching. Eles mostram, em  64 variações, como o Céu e  a Terra penetram-se mutuamente...

No Tarô, é a carta Os Amantes que coloca em evidencia a unificação bem-sucedida dos opostos. Fica claro aqui que a proximidade das palavras seis (Sechs) e sexo (Sex) em alemão em inglês, não é apenas um fenômeno acústico ocorrido ao acaso, mas sim parte desse simbolismo.
O atrito de opostos não produz apenas calor, ardor e paixão, mas também faz surgir algo novo. Em decorrência disso, o 6 é interpretado como um número fecundo, e a cifra 6 como um movimento que sai de si e gera algo a partir de si mesmo...(*)


Fontes:
(*)texto - Simbolismo e o significado dos números - Hajo Banzhaf
imagens:
I Ching: yofsects.com 
número 6: http://ortografiaetabuada.blogspot.com.br
colmeia: education-portal.com

2 comentários:

  1. Parabéns., aprendo tanto com suas postagens !
    legal a sua disponibilidade em partilhar conhecimento., sinal que existe muita gente do bem ainda.
    bjs.......
    ana - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana, pelo carinho e atenção de sempre.

      Bom que existe gente do bem, aí do outro lado também e por esta razão que blog existe e resiste:)

      Beijos!

      Excluir

Boas vindas!