segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

UM POEMA PARA A TEMPERANÇA ...E OUTROS ARCANOS DO TARÔ

Em minhas "andanças" pela internet, encontrei um poema de Amado Nervo, chamado "Temperança".
Tão logo o li, reconheci nele algumas coisas que poderiam representar outros arcanos do tarô além da própria Temperança.
Com receio de "pagar mico", estou a horas pensando se "devo" ou não postar meus apontamentos por aqui. Resolvi criar coragem e postar.
Que seja então!
Segue primeiro o verso e seu respectivo Arcano e no final o poema completo (os nomes dos arcanos estão na forma como são conhecidos no Tarô Egípcio e no Tarô de Marselha).
Faça seus apontamentos também, boa leitura!



Estou temperado para a morte,
(Arcano XIII - A Imortalidade / A Morte)











temperado para a eternidade,
(Arcano XX -  A Ressurreição / O Julgamento)











e sou sereno porque sou forte;
(Arcano IX - O Eremita)











a força infunde serenidade.
Em que radica minha força?
(Arcano XI - A Persuasão / A Força)










Em uma indiferente resignação
(Arcano XII - O Apostolado/ O Pendurado)











ante as quedas da sorte
(Arcano X - A Retribuição/A Roda da Fortuna)











e os embates da aflição.
(Arcano XVI - A Fragilidade/A Torre)












E no tranquilo convencimento
de que a vida tão só é
(Arcano 22 - O Regresso / Arcano 0 - O Louco)










vão fantasma que move o vento,
(Arcano XVIII - O Crepúsculo / A Lua)










entre um grande ‘antes’ e um grande ‘depois’.



(Arcano XXI - A Transmutação / O Mundo)







(Arcano I - O Mago)










Temperança
por Amado Nervo

Estou temperado para a morte,
temperado para a eternidade,
e sou sereno porque sou forte;
a força infunde serenidade.
Em que radica minha força? 
Em uma indiferente resignação
ante as quedas da sorte
e os embates da aflição.
E no tranquilo convencimento
de que a vida tão só é
vão fantasma que move o vento,
entre um grande ‘antes’ e um grande ‘depois’.


E o poeta está certo, certíssimo!
Este poema sintetiza a simbologia da arte de viver, a arte de viver com Temperança.
Finalizando, escolhi os Arcanos do Tarô Egípcio Kier para ilustrar a postagem pois tenho por eles uma grande simpatia.
Vale conferir nos links textos sobre o tarô egípcio, em especial "A Temperança:
e


Leia mais: http://arcanodezenove.blogspot.com/2014_02_01_archive.html#ixzz3eTvYq4rE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!