sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ARCANO I - O MAGO

Tarot of Marseille- Grimaud Editions

Descrição: 
O primeiro arcano representa um jovem louro de olhos vivos e cintilantes, com um chapéu de largas abas em forma de 8 (lemniscata - símbolo do infinito e do conhecimento esotérico). Na mão esquerda segura um pequeno bastão, e na mão direita, uma moeda de ouro. Um cálice, um punhal, moedas de ouro, dados, retirados todos de uma bolsa, estão colocados numa mesa de três pés.

Simbolismo:
O número UM representa um princípio. Marca um começo, uma primeira causa.
A influência de MERCÚRIO confere movimento, rapidez, flexibilidade e engenhosidade.
Com a primeira lâmina do TARÔ, este rapaz dinâmico e cheio de ardor nos convida a segui-lo e nos abre o caminho da via iniciática. Dispõe para isso dos quatro elementos que lhe permitem levar a termo sua ação e tirar partido de tudo aquilo que surgir.


O bastão (elemento fogo), símbolo do guia e do comando, lhe confere o poder de dirigir, comandar e até mesmo transformar.


As moedas (elemento terra), símbolo das aquisições ou da materialidade, são de ouro e, por isso, escapam à corrupção.


A taça (elemento água), sinônimo de feminilidade ou de fecundidade, determina o sentimento e a emotividade.


O punhal (elemento ar), nos lembra a espada destinada a cortar, afirmando a intelectualidade e abrindo a possibilidade de se libertar.


O dinamismo e o ardor do MAGO são expressos pela sua posição em pé. Perfeitamente estável e equilibrado, com pernas afastadas em ângulo, está pronto a agir com inteligência criadora, indicada pelo chapéu em forma de 8 deitado, símbolo do infinito... Um pouco mágico, o MAGO poderá a qualquer momento utilizar os dados que o guiarão no caminho da chance e do acaso. O Mago concede a possibilidade de auto realização.todos os elementos lhe são oferecidos para chegar à concretização dos projetos.



Fonte do texto: ABC do Tarô - Colete H. Silvestre - Circulo do Livro/1996
imagens: Arcano Maior - (O MAGO): http://www.insightfulvision.com/gallery-arcanes1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!