quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ARCANO VIII - A JUSTIÇA


Descrição
Uma mulher de semblante severo, com o barrete dos magistrados, está sentada num torno com espaldares imponentes. Empunha com a mão direita uma espada e com a esquerda segura uma lança de ouro.

Simbolismo
Sem fim nem começo, o OITO é um número cósmico. As influências de Vênus e Saturno trazem a necessidade de verdade e justiça assim como intensificam a lógica, o raciocínio e as estruturas.
A Justiça, representada desde a Antiguidade por traços femininos, nos lembra TÊMIS, sempre simbolizada com a balança, a espada e a venda nos olhos em sinal de imparcialidade. A Justiça Divina de nosso Tarô traz na cabeça o barrete judiciário ao qual está superposta uma pequena coroa de ouro. Esse emblema da soberania, que indica os rigores da lei, é decorado com o signo solar, o que vem a confirmar que as ações se executam em plana claridade.
Como o Imperador, ela porta o colar trançado da força e da união. Na mão da razão, empunha a espada do poder e da bravura. Concedendo total poder à mão que a impunha, essa espada poderá abater-se brutalmente para punir os maus e proteger os bons.
Na mão esquerda, a balança de ouro nos lembra que a incorruptibilidade é a própria base de toda justiça. Sinônimo de equilíbrio, prudência e ordem, esse instrumento serve à pesagem das coisas materiais e também à dos atos e intenções. Instalada sobre um trono de espaldares maciços, a Justiça alia a estabilidade à disciplina. Implacável exará sua sentença com severidade.

Sentimental
Ela é o indicio de um bom julgamento em face das relações sentimentais. A retidão e a honestidade conferem um bom equilíbrio aos contatos afetivos. Entretanto, pode, algumas vezes, assinalar uma falta de flexibilidade nos hábitos ou acentuar uma certa frieza nas conversas amistosas. A Justiça, assim como o Sumo Sacerdote, legaliza as uniões.

Profissional
As profissões que tem ligações com o Direto ou a Administração são favorecidas. Esta lâmina permite restabelecer o equilíbrio nos momentos de desordem. Toda análise no quadro de uma evolução profissional será bem julgada.

Espiritual
A Justiça Divina, guiada pela razão, pode abrir-se à harmonia cósmica.

Saúde
Os brônquios são frágeis e devem-se temer dificuldades respiratórias.

Síntese
A Justiça estrita e severa traz estabilidade aos que a buscam. A espada prestes a se abater vai cortar e permitir a liberação.


Fonte do texto: ABC do Tarô - Colete H. Silvestre - Circulo do Livro/1996 Fonte da imagem:http://insightfulvision.com/gallery-arcanes1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!