terça-feira, 4 de junho de 2013

STELLA MARIS - SÍMBOLOS DE MARIA

Estava procurando alguma coisa para postar aqui e acabei encontrado algo que gosto bastante: iconografias.
Como são belas as gravuras de Stella Maris, dentre várias que vi, escolhi esta para ilustrar o texto.

Stella Maris by Lawrence Klimecki

Maria é um guia a ser seguido em nosso caminho para Cristo. Ela é a estrela que nos guia através de mares tempestuosos que ameaçam nos dominar.

"Se surgir os ventos da tentação, se você for jogado contra as rochas da tribulação, olhe para a estrela, invoque Maria; se você estiver sobre as ondas do orgulho, da ambição, da inveja, da rivalidade, olhe para a estrela, chame por Maria. Caso o barco frágil de sua alma  seja atacado pela a raiva, ou pela avareza,  olhe para a estrela, invoque Maria". São Bernardo de Claraval

"...louvores à virgem Mãe de Deus, é talvez a mais bela, a mais ardente, a mais apta a excitar em nós o amor para com ela e a mais útil para fomentar a piedade e para imitar os seus exemplos de virtude: "...Chama-se estrela do mar, e o nome é bem apropriado à Virgem Mãe. Ela na verdade é comparada muito justamente a uma estrela; porque assim como a estrela emite os seus raios, sem se corromper, assim também a Virgem dá à luz o seu Filho sem lesar a sua integridade..." São Bernardo de Claraval, citado em Doctor Mellifluus pelo Papa Pio XII.

Maria, Estrela do Mar é a padroeira dos marinheiros. 

Símbolos:

A estrela - Uma única estrela representa o título de Maria, Stella Maris, a Estrela do Mar. Ela lembra também a Estrela de Belém que levou os pastores e Magos até Jesus Cristo.

As letras gregas - No halo de Nossa Senhora estão as iniciais MHP OV, que são abreviações do título de "Mãe de Deus".

O navio -  é um símbolo da Igreja.

O mar - nesta representação simboliza o mundo. Um mar tempestuoso que ameaça nos afogar em preocupações mudanças procurando nos desviar do bom caminho que é segui a Cristo.

A rocha - Maria está em cima de uma rocha, recordando-nos que Jesus é a nossa rocha.

A cruz dos navegantes - a âncora-crucifixo e a roda do navio nos lembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Por intermédio de sua presença, Ele nos encoraja nos momentos mais difíceis da vida.

Golfinhos heráldicos -  O golfinho é um símbolo de ressurreição e salvação. Uma antiga tradição dos marinheiros considera que os golfinhos são responsáveis por encaminhar suas almas para o céu no momento de sua morte.

Fonte: http://www.tumblr.com/tagged/stella%20maris

Um comentário:

Boas vindas!