segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NATAL? O QUE É ISSO MESMO?


Há dias que venho observando como cada vez mais parece que o Natal perdeu o seu verdadeiro sentido.

A começar pelas exaustivas e enfadonhas propagandas de TV que só sabem nos incutir a idéia de que quanto mais comprarmos, mais felizes seremos: é o carro do ano, é o cupom GRÁTIS para os sorteios nos shoppings centers (nas compras acima de um exorbitante valor), é o panetone desta ou daquela marca que é o melhor, sem contar no coitadinho do frango (aquele bichinho "criado" pelo homem que é só peito e coxa e não se sabe como esta pobre criatura pára em pé e sobrevive), é o antiácido para o caso de você "abusar nas festas de fim de ano", é o batido e famigerado "amigo-oculto" das enfadonhas festas de empresa.

Em tempo, fica aqui um dos motivos pelo qual detesto este tal "amigo-oculto": você convive todos com seus colegas de trabalho durante uma boa parte das suas horas, dias e meses.
Então, chega o fim de ano e surge alguém com aquela listinha e te pergunta: você vai participar do amigo oculto?
E é aí que começa a birra...
Caso você responda que sim, imediatamente já te pedem para sugerir o que você quer ganhar, daí podemos ver a superficialidade das nossas relações sociais. Se nós nos conhecêssemos realmente, estas listinhas seriam absolutamente dispensáveis.
No caso de você não participar desta "brincadeira", provavelmente poderá ser chamado de esquisito ou desmancha prazer. Então...dane-se para o que os outros vão pensar.

Outra coisa estranha que notei é como as pessoas estão com uma pressa louca, tem gente desejando "Feliz Natal" desde a segunda quinzena de Novembro, aí a desculpa é aquela "vou viajar, não sei quando volto..." Já imaginou alguém te desejando feliz aniversário com tanta antecedência, parecendo querer se livrar de uma obrigação?

Se não me falha a memória, Natal é a data de aniversário do menino Jesus, creio que este cumprimento ou voto, seja mais adequado ofertar no próprio dia 25 de DEZEMBRO.
Parece, porém que estamos robotizados e programados para dizer  "Feliz Natal" a qualquer momento até que chegue o dia 25.

Hoje, encontrei no Facebook, a imagem que está no final desta postagem e que retrata bem o que parece ser o Natal nos dias de hoje. Não resisti e postei o comentário que segue abaixo:

Eh! infelizmente o que era para ser comemorado como o aniversário de um avatar de pura luz, se resume hoje, em um bando de pessoas só pensando em consumir e encher a pança. Quem sabe o mais correto seria celebrar o nascimento de Jesus após sua crucificação, após ter concluído sua dolorosa missão, ensinando a todos nós o que é o AMOR. Este sim é um motivo para se comemorar, já que quando ele aqui desceu (o que costumamos chamar de Natal) foi para ele o início de seu padecimento por todos nós.

Será que o Natal se resume a isto?


Mais sobre Banksy em Zoonzum e na Wikipédia


https://www.facebook.com/Hanah28/posts/284981271553540?notif_t=like
http://zoonzum.blogspot.com/2010/08/bansky-o-graffiti-satirico-e-politizado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!