terça-feira, 27 de setembro de 2011

VUNJI - COSME E DAMIÃO


E Vunji e muana me
E Vunji e muana me,
Katura diangoma, Vunji kauere,
Tauere...
Katura diango, Vunji tauere!

Vunji é como um filho,
Vunji é como um filho,
Descansem gêmeos... pois eles guerreiam.
Eles nos aceitam (Nos protegem, nos guardam.) 
Descansem gêmeos... Eles nos aceitam!(*)

Segundo Mário Cesar Barcellos em seu livro Jamberesu as Cantigas do Angola o inquice (orixá) Vunji encontra correspondência com o orixá nagô Ibeji.



Cosme e Damião
como é vadio
pega sua espada
 e joga no fundo do rio...

ponto de Cosme e Damião na Umbanda


Porque Cosme é meu amigo
 E pediu a seu irmão: Damião
 Pra reunir a garotada 
E proteger meu amanhã, 
meu amanhã...


trecho da música Patota de Cosme com Zeca Pagodinho
autoria de Nilson Bastos e Carlos Sena





(*)Fonte: Mário Cesar Barcellos - Jamberesu as Cantigas do Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!