domingo, 24 de outubro de 2010

SANGYE MENLA (BUDA DA MEDICINA) E SÃO RAFAEL (A CURA DE DEUS)

Ontem fiquei sabendo que o dia 24 de Outubro é a data em que se comemora o dia de São Rafael, coincidentemente estou relendo um livro sobre as meditações tibetanas, e justamente cheguei no capítulo sobre o buda da medicina.  
Então, resolvi postar sobre ambos, uma vez que falam sobre a mesma coisa: a cura que vem de Deus.
  
Seu nome é Sangye Menla e conforme está no livro ele é o "Rei da medicina" e também uma manifestação do Buda Shakyamuni.
Achei a história deste buda muito bonita e com um especial significado para mim neste momento.
O mais interessante foi que li este capítulo, justamente num dia em que estamos entrando na fase da lua cheia e que coincide com as práticas de meditação para  este buda (não sei se estou me expressando corretamente, mas foi isso que entendi).
O texto diz o seguinte: "Tradicionalmente o oitavo mês lunar é considerado o dia do buda da medicina, quando sua força, bem como a de todas as divindades sagradas, é especialmente forte.  
...este é o momento apropriado para rituais de cura... 
Também a lua cheia do oitavo mês (na maioria das vezes em Outubro) é recomendada para isso, pois a força do luar é especialmente pura e forte"...
 Sangye-Menla
"Elogio e veneração a ele,
a luz do lápis-lazúli, o Buda da cura,
o glorioso, repleto de igual compaixão por todos!
A simples audição do seu nome
te liberta do sofrimento dos planos inferiores
e te cura da doença dos três venenos dos espírito."
(Gotas de néctar, prática do Sangye-Menla) 

*os três venenos do espírito são: a cobiça, o ódio e a ignorância.

Tayaha Om Bekanze Bekanze Mahabekanze
Radza Samudgate Svaha
"Seu mantra representa uma oração em honra a seu nome, capacitando o espírito a abrir-se em correta entrega às suas forças curativas e unir-se com sua essência".


Do hebraico Rapha' (curar) e 'el (Deus): Deus curou.
Rafael significa Deus cura ou curador divino. Líder dos poderes. Está encarregado de curar a Terra e, através dele a Terra proporciona abrigo para os homens, a quem também cura.
Retratado com uma espada ou seta bem afiada traz um frasco de ouro de bálsamo. Suas cores são os verdes suaves e todas as tonalidades do azul.

Invocaçao:
"Divino Arcanjo Rafael, dá-me fé no poder curador da vida. E que eu possa utilizar este poder para me ajudar, harmonizar-me e curar-me para depois poder ajudar os outros, harmonizá-los e curá-los. Que o poder curativo que dorme em meu interior se revele.
Abençoe-me, Arcanjo Rafael, para que eu possa abençoar o mundo."



Fontes: A Prática da Meditação Tibetana, de Nick Dudka e Sylvia Luetjohann e
A Invocação dos Anjos - Padma Patra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!