domingo, 15 de agosto de 2010

O SIMBOLISMO DO GANESHA

Recentemente um visitante chegou até o blog quando procurava por: "símbolo elefante com braços"...
Este visitante foi direcionado para a postagem "Símbolos de Shiva". 

Reli o referido texto e não encontrei nada sobre Ganesha por lá, apenas uma citação sobre os braços de Shiva: 
"Com quatro braços, representando sua tremenda capacidade de atuar nos quatro planos da matéria e transformar o mundo."

De certa forma isso me fez lembrar que faltava colocar alguma coisa por aqui sobre Ganesha, já que está foi a primeira divindade do panteão hindu que "conheci".

Me lembro que, lá pelos anos de 1994/95, quando voltava de uma aula, passei por uma rua  onde havia uma loja de artigos indianos, na vitrine estava esta imagem.



Eu não sabia quem/ou que, era aquela figura. Achei mística e interessante...
Perguntei para a vendedora, o que era aquela imagem, ela me disse: este é Ganesha, um deus indiano...

Comprei, coloquei numa moldura, e desde aquela época até os dias de hoje ele está comigo no  meu cantinho de orações.

O desenho abaixo, explica separadamente o significado por parte do Ganesha, mais detalhes leia aqui

2 comentários:

  1. Amei isso,o simbolismo do Ganesha é Genial.
    Obrigado, e tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio,

      fico feliz que tenha gostado da postagem sobre o Ganesha.
      Volte sempre que quiser.

      Tudo de bom para você também.

      Abraços.

      Excluir

Boas vindas!