quarta-feira, 10 de março de 2010

HEXAGRAMA 27 - PROVER ALIMENTO

Tenho consultado o I Ching estes dias e várias vezes recebi este hexagrama como resposta.
A princípio me senti incomodada pela repetição...mas o recado é bem bonito.
Acho que ando pensando demais!


HEXAGRAMA 27 - IY 
AS BORDAS DA BOCA (PROVER ALIMENTO) *
"Alimente bem o corpo e o espírito, mas com moderação.
Pela boca entra o alimento e saem as palavras.
Nada pode ser excessivo.
Uma boa alimentação equilibra o apetite e
traz moderação aos pensamentos".

Observe como você se nutre de fantasia, ânsia, inquietude, preocupação e sentimentos de alienação. Tais coisas constituem uma tigela de vermes.

Significado e Comentário**: "Neste hexagrama, é dito que o grande homem nutre os homens superiores e cuida deles, por cujo intermédio cuida de todos os homens. Os meios mais importantes de obtermos nutrição do Cosmo são através da meditação. A tranquilidade é restauradora.
O Poder de Domar do Grande (Hexagrama 26) nos aconselha a prática de auto renovação;isto significa que diariamente devemos nos colocar em estado de tranquilidade. Para tanto, devemos purificar nosso Ting - nosso recipiente interno para a nutrição. Auto purificar-se significa eliminar todos os pensamentos, permitindo que a atividade mental se assente. A criação do espaço interior deixa penetrar a força da luz, com seu efeito revigorante. Estando recarregados, nós irradiamos paz aos outros, fortificamos e nutrimos neles o que é elevado e bom. A energia criativa flui abundamente através de nós, dando origem a ideias criativas, a percepções corretas e à perspectiva cósmica. Assim encontramos soluções corretas para os problemas. Colocando-se neste estado, cada grande escritor "invoca a musa", cada inventor vê sua invenção e cada indivíduo entrevê o "próximo passo" na solução de seu problema. Talento é a aptidão para recebermos do Cosmo, e não - como nosso ego anseia e insiste - uma aptidão para maquinar e forjar coisas. Em geral, maquinação produz apenas maquinação".

Textos:
*Dados Chineses da Sorte - Nova Cultural/1985
** O Guia do I Ching - Carol K Anthony - 2ª edição/Ed. Nova Fronteira
Imagem: Yi-King: Tarot Oriental, de Paul Iki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!