segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PRECIOSIDADE



Sempre tive vontade de compreender os ensinamentos do I Ching, algumas vezes os recados são bem diretos, fáceis de entender, outras vezes não.
Tenho por hábito consultar diariamente o I Ching e o livro que tenho é o de Richard Wilhem, "I Ching-O livro das mutações", que é muito bom.
Agumas vezes sento a necessidade de mais entendimento sobre as questões, um complemento.
Depois de muito procurar encontrei, meio que por acaso, este livro de Carol K. Anthony.
Na verdade, queria algo sobre o Hexagrama - 25 (O Inesperado), e encontrei no blog Alma aberta, lapidar , o que procurava e até um pouco mais... além de uma explicação bem interessante sobre este hexagrama, no final do texto ela deixou o fonte do livro "O Guia do I Ching" de Carol K.Anthony

Não tive dúvida, saí à procura deste livro, porém, para minha surpresa, encontrei outro livro de Carol, este que ilustra a postagem "A Filosofia do I Ching", ambos esgotados. 
Consegui comprá-los num sebo e estão em ótimo estado.
Estou nas páginas finais de "A Filosofia do I Ching" e fiquei encantada com a beleza deste livro, de forma simples a autora esclarece alguns pontos de todos os 64 Hexagramas.
O quarto capítulo merece atenção especial, quando ela fala da relação "Sábio-discípulo."


..."a relação entre o Sábio e o discípulo, ou seja, entre a voz que fala através do I Ching e aquele que a consulta, fica claro que o caminho que leva ao autoconhecimento e à evolução no sentido de alcançar nosso "homem superior" - que representa a expressão potencial mais alta dos melhores elementos de nossa personalidade - é lento e não pode depender de qualquer tentativa de teorização, na medida em que a experiência vivida está em permanente fluir. Como ensina o próprio Sábio,"... a formação do caráter consiste na meticulosidade que nada omite, porém como água, contínua e gradualmente preenche todos os espaços vazios e assim segue adiante."

Enfim, um livro belíssimo! Uma preciosidade! 


Mais sobre a autora em:
 I CHING ORACLE.COM

*O texto em negrito consta na orelha do livro.
Capa do livro por: Victor Burton - Ed. Nova Fronteira - 2ª edição - 1989

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!