sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TARA BRANCA

Tara Branca em Sânscrito é Sitatara *; é às vezes chamada de Mãe de todos os Budas e representa o aspecto maternal da compaixão. Sua cor branca significa pureza, sabedoria e verdade.
Em sua iconografia, Tara Branca muitas vezes tem sete olhos, para além dos dois habituais, ela tem um terceiro olho na testa e um em cada uma das mãos e dos pés.
Isto simboliza sua vigilância e capacidade de ver todo o sofrimento no mundo.
A Tara "de sete olhos" é a forma da deusa especialmente popular na Mongólia.
Tara Branca veste roupas de seda e lenços que deixam seu torso esguio e seios arredondados descobertos como na antiga Índia.
Assim como Tara Verde, ela é ricamente adornada com jóias.
Tara Branca está sentada na posição de
lótus do diamante, com a sola dos pés apontando para cima. Em sua postura de graça e calma, sua mão direita faz o gesto de concessão de benefícios, com sua mão esquerda ela faz o mudra da proteção e mantém uma flor de lótus que contém três flores.
Na primeira, está a semente e representa o passado Kashyapa Buda, na segunda, que está em plena floração, simboliza o presente Buda Sakyamuni e na terceira, que está pronta para florescer, significa o futuro Buda Maitreya.
Estas três flores que simbolizam Tara é a essência dos três Budas.
Na prática religiosa, Tara Branca ajuda seus seguidores a superarem os obstáculos, especialmente aqueles que inibem a prática da religião. Ela também está associada com a longevidade.


Este texto foi traduzido automaticamente pelo Google e estas traduções no estilo "ao pé da letra" acabam ficando meio sem sentido, eu apenas "melhorei" alguma coisa.
Achei interessante a descrição da iconografia de Tara, se ela é fiel à verdade eu não sei. Gosto destas "explicações" de saber o significado contido em cada símbolo, em cada detalhe.



Mais sobre Tara Branca em: Zephyrus
O link Sitatara* é do blog Lótus Sagrada e não faz parte do texto original.


Fonte texto: http://community.livejournal.com/goddess_files/2468.html
Fonte da imagem: www.meditationinliverpool.org.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!