segunda-feira, 18 de maio de 2009

A PALESTRA

imagem: Changthang. Northern Tibet. 1939 - Nicholas Roerich


Esta foi a segunda vez que assisti uma palestra de Trigueirinho.
O tema de ontem foi "A Cura do Corpo e A Cura da Alma".
A sensação que tenho é que são coisas muitos importantes e que levam um tempo para serem compreendidas. Para mim estes encontros são sempre transformadores.
Dentre tantos tópicos importantes, uma das coisas que ele disse foi sobre a importância de praticarmos o desapego para obtermos a cura da alma e de estarmos conectados com o mundo espiritual para curarmos o nosso corpo físico.
Falou também, sobre a dificuldade de romper com certos padrões impostos/aceitos pela chamada“maioria”.
Sempre que deixamos de ouvir a nossa Alma, para cumprir papéis que não são nossos, que não condizem com a nossa verdadeira vocação, a Alma, se desperta, pode romper com estes padrões, mas caso não tenhamos forças suficientes para tal empreendimento devemos recorrer ao nosso EU CÓSMICO (como ele disse) para que seja possível realizar essa transformação.
Outra coisa com a qual eu compartilho da mesma opinião é o quanto nós humanidade estamos atrasados em relação a outras civilizações (não é comparação), mas parece que estamos entorpecidos, esperando algo que venha de fora para nos modificar.
Por tudo que já nos foi ensinado poderíamos estar mais à frente, mas ainda somos dominados pelo EGO.
Somos nós mesmos que estamos emperrando a nossa evolução. Temos livre-arbítrio sim, mas já está passando da hora de ficar só no ouvir, agora hora de FAZER, e este fazer é TOMAR CONSCIÊNCIA, do que somos, da força/poder que temos e o que podemos e devemos fazer com isto para PROGREDIR/EVOLUIR.

A Sala Topázio no Minascentro estava praticamente lotada, e é muito bom ver tantas pessoas interessadas nestes assuntos, quer sejam jovens, idosos, homens e mulheres.
Estamos procurando compreender algo mais sobre nós e o TODO, é muito bom.
Na entrada foram distribuídos pequenos livros com síntese de suas palestras, deixo aqui uma, que reflete bem o que foi transmitido ontem.


A VONTADE DA ALMA

As escolhas mais decisivas para o curso da vida partem do centro do ser, da nossa alma. Mas, embora seja ela que determine os rumos básicos que temos de seguir, a personalidade, o nosso eu externo, também possui certo poder de decisão.
Como personalidade, usamos o livre-arbítrio, e por meio dele aprendemos a escolher. É pelo exercício de inumeráveis escolhas que vamos aprendendo a abandonar o que prejudica a evolução, até o momento em que começarmos a perceber a voz da alma e sermos atraídos por ela. A capacidade de decisão da personalidade varia, portanto, segundo os graus evolutivos que vamos atingindo, varia de acordo com nossa abertura para o mundo da alma. Essa capacidade de decisão é bastante forte e dominante enquanto nos deixamos conduzir pelos aspectos materiais do nosso ser: o físico, o emocional e o mental. Redimensiona-se gradualmente, todavia, à medida que optamos pela evolução superior. A partir dessa opção, a vontade da alma vai prevalecendo nas nossas escolhas. Passamos a aceitar razoavelmente a orientação interior, a permitir que nos conduza os atos.
Quando transferimos nossas decisões para a alma, dela começam a vir provas para nos purificar e oportunidades para evoluirmos. A personalidade então vai-se tornando mais flexível e obediente e, por fim, compreendemos qual é nossa tarefa como alma encarnada.
Para cumprir essa tarefa necessitamos de indicações internas, provindas da alma, que conhece as leis evolutivas e o nosso destino. Assim, quando nos entregamos à vontade da alma, quando é ela que nos guia os atos, consuma-se o que está previsto para nossa vida sobre a Terra.



Fonte do texto "A Vontade da alma" :
Síntese de palestra de Trigueirinho
Exercício da Vida, com base em palestra realizada em Dezembro de 1989.
Editora Irdin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!